Editorial do site do CRO-RJ
Aproveito a oportunidade para destacar um outro aspecto do desprestigio de que somos alvo. Trata-se do comercial produzido pela empresa de publicidade F/Nazca para a Honda Automóveis, intitulado "Dentista" e disponível na internet, através do endereço http://www.mmonline.com.br/notícias.mm?url=F_Nazca_cria_filme_Dentista_para_Honda&id_noticia=.
De acordo com o texto da própria empresa veiculado em seu site, "as cenas mostram uma homem que está sentado numa cadeira de dentista com a boca aberta, enquanto o profissional de odontologia usa diversos aparelhos em sua boca. Mesmo assim o homem continua feliz, pois está olhando uma oferta da Honda por uma fresta da janela do consultório. O filme terá veiculação em TV aberta".
Na verdade, o jovem que possui excelentes dentes, chega ao final sem um incisivo superior, após ser submetido a procedimentos que são apresentados como cenas de tortura medieval, mas permanece sempre sorrindo diante da oferta, até mesmo no final, sem o incisivo.
Consideramos o comercial um desserviço em pleno terceiro milênio, quando o Brasil consegue alcançar sensível redução dos índices de cárie e de perdas dentárias, como resultado das ações do Governo, assim como das instituições da odontologia, que tem se empenhado em elevar o nível de saúde bucal da sociedade.
Para o êxito dessa empreitada, tem sido indispensável, entre outros aspectos, superar barreiras culturais e fobias que ainda constituem resistências difíceis de vencer, razão do senso de humor duvidoso dos publicitários idealizadores do comercial, ser um desfavor para a odontologia e a sociedade, pois, o "paciente", até então com os dentes perfeitos, após o uso de diversos aparelhos pelo profissional da odontologia, acaba sem o dente - tudo o que lutamos contra.
Da mesma forma que somos contrários a concursos que desmerecem os profissionais da Odontologia, combatemos a publicidade que divulgue uma visão preconceituosa e prejudicial para a saúde bucal.
Que não venham dizer que não houve intenção, ou que o objetivo não era ofender ou prejudicar quem quer que fosse.
A propaganda é um mercado que movimenta expressivos valores financeiros, e é exercido por profissionais de nível superior, que, assim como os profissionais da odontologia, devem ter o interesse social e a ética como pilar fundamental do exercício profissional.Afonso Fernandes Rocha
Presidente do CRO-RJ
Março de 2011.
Presidente do CRO-RJ
Março de 2011.
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